segunda-feira, 27 de julho de 2009

A REVELAÇÃO - PORQUE JENSON BUTTON NÃO SERÁ CAMPEÃO!!!

Quarenta e dois a dezoito. Este é o placar da batalha Brawn versus RBR nos últimos três Grandes Prêmios disputados







Desde o GP da Inglaterra a equipe do Energético criou asas e começou a voar. São duas dobradinhas e mais um terceiro lugar alcançado hoje pelo consistente Mark Webber. Na soma são 42 pontos contra 18.


Se essa média de pontos fosse mantida a risca até o final do ano, curiosamente a Brawn marcaria nas oito provas restantes da temporada 42 pontos, ou seja, o mesmo desempenho alcançado pela RBR em apenas três corridas. Já a RBR alcançaria 112 pontos.



Aí não fica difícil imaginar quem será o Campeão ao final da temporada de 2009.


A impressão é de que o Braw Mercedes está no seu limite. É um bom carro, porém não tem mais lenha para queimar, enquanto do outro lado temos um RBR desenhado pelo Gênio Andrian Newey com um grande pontencial de desenvolvimento.




Peço uma pausa só para lembrar-mos algumas de suas obras primas:



FW 14B, que deu o título de Campeão de 1992 a Mansell; o FW15 que entre tantas tecnologias apresentava a suspensão ativa, Controles Fly-by-Wire, telemetria de mão dupla, freios ABS, câmbio semiautomático, controle de tração e direção hidráulica.



O Air-bus, como era cariosamente apelidado por Alan Prost, rendeu ao francês o Tetra em 1993 . O FW15 é considerado por muitos o carro mais fantástico da história da F1.

Mas a tecnologia estava além da conta e o período da automação na F1 acabava ao final do ano de 1993.

O calvário de Andrian começou quando o FW16, carro inicialmente pensado para atuar com toda tecnologia da automação teve que ir para a temporada de 1994 sem os apetrechos da tecnologia, então o que vimos foi uma Williams nervosa, difícil de guiar e que vitimou Ayrton Senna quando a barra de direção se partiu na curva Tamburello em Ímola.

A Corte Italiana acusou formalmente Andrian Newey de homicídio pela morte do brasileiro.

Toda confusão causada pelo fatídico acidente e as conseqüentes acusações, fizeram com que o Artista procedesse breve descanso até 1996, quando voltou a esculpir outra obra de arte e viu Damon Hill ser campeão com seu FW 18 e Jaques Villeneuve ser o melhor em 1997 com o FW 19.




Em 1998 Andrew foi para a McLaren e apresentou mais uma Máquina imbatível. O MP4/13 que tirou o time de Woking da fila e para variar no ano seguinte o MP4/14 dava o Bi-Campeonato para Mika Hakkinen e mais um título no currículo do Artista.






Aí apareceu um tal de Michael Schumacher e Newey caiu no ostracismo.

Mas Gênio que é Gênio não pode ficar parado e o artista está de volta apresentando o RBR-5, um presente para o talentoso Vettel e para o consistente Mark Webber. O projeto desenhado por Andrian Newey, ao contrário da Brawn, se mostra com grande espaço para receber novidades. Sempre que se modifica alguma coisa o bólido apresenta melhoras.

Sabemos que com a proibição dos testes na F1, toda novidade tem que ser testada durante os finais de semana de corridas, logo se errar a mão o prejuízo é grande.


Não há como deixar de falar da mola voadora que se desprendeu do Brawn de Rubens. A equipe de Ross prometeu um novo pacote para o Grande Prêmio da Hungria e aí está o resultado:
O Carro se mostrou mais fraco do que na Alemanha e pior, causou grande apreensão em todos nós após largar uma peça próximo da curva dez e lesionar gravemente Felipe Massa. Será coincidência essa mola se desprender da Brawn exatamente quando a equipe anunciou novidades?


Dificilmente Button conseguirá salvar o título que parecia o mais certo dos últimos anos.

O RBR5 é um carro desenhado por um Gênio chamado Andrian Newey, enquanto a Brawn aparenta já haver esgotado todo seu potencial de evolução.



A vitória de Lewis Hamilton e o segundo lugar obtido por Kimi Raikkonen no GP da Hungria deixam claro isso, todos conseguem melhorar, menos a Brawn.

Por isso e mais algumas coisas, das quais falarei em um outro dia, acredito que o título desse ano não vai para as mãos de Jenson Button.




E você o que acha? Quais suas apostas? Deixe seu comentário!

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo Daniel. A equipe do Rubinho e Button só está ficando para trás a cada corrida.
Desse jeito o Campeão será um dos pilotos da RBR. Parabéns pelo dados sobre os carros que o Andrian N. projetou.

José Sousa Pereita.

Unknown disse...

Daniel, na verdade acredito que isso seja uma jogada da FIA para que o campeonato não ficasse sem graça e acabasse antes da hora. Mas acredito também na ascenção das outras equipes. É claro que elas estão melhorando e agora a briga está melhorando. É isso que os telespectadores querem ver, disputas pelo campeonato. Grande abraço.

Unknown disse...

Daniel tenho uma sugestão: Você poderia colocar definições de alguns termos usados no mundo da velocidade, por exemplo, o que é telemetria, força G que tanto falam nas corridas, outro que vc colocou na reportagem, "Controles Fly-by-Wire", dentre outros, acredito que seria uma boa saber pelo menos por alto o que signifcam. Coloca uma foto e explica para que e como funciona, essas coisas. Abraço.

Anônimo disse...

Obrigado Ayslan pela sugestão.

Em breve faremos uma matéria especial a cerca do assunto. Continue dando sugestão de matérias, esse é o nosso interesse!

Daniel Medeiros

daniel1 disse...

Parabéns, tudo que falou mostra que você conhece de F1, porém eu ainda acredito na Braw, o que realmente falta é um piloto com mais qualificação na equipe. Vem mudanças por aí, na equipe. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Sei que para ser campeão de F1, é preciso ter uma equipe por traz dando o suporte necessário. Más hoje o piloto responde por no mínimo 60% e o Button tem se revelado um excepcional piloto e ele vai dar trabalho para o brinquedinho Adrian ganhar.

Abraços.

Joás

Anônimo disse...

Aprendi muito