terça-feira, 15 de setembro de 2009

MEDALHAS, DIFUSORES E BRIATORES!!!

Há quanto tempo não víamos a Fórmula-1 tão movimentada. Nesse ano de dois mil e nove parecia que já tínhamos visto de tudo até meados junho, tamanha era a exurrada de acontecimentos inusitados, mas a cada Etapa surpresas acontecem, são tantos escândalos e novidades que fica até difícil organizar os temas a serem tratados.
Sendo asim façamos uma breve retrospectiva, dessa que é a temporada mais agitada dos últimos tempos.

Não há como começar sem relembrar e falar sobre a história das medalhas proposta por Mr. Bernie Eccleston, a qual determinava que o Campeonato seria decidido por números de Vitórias e não mais por pontos. O ano começava forte. Polêmica total.



Mas apesar de toda a audiência que o assunto causou a história logo chegou ao fim e a sensatez voltou a reinar. Já pensou se a coisa tivesse sido confirmada? Button podia ser Campeão já em Cingapura, caso vencesse. Ai, ai!!! Vamos em frente.

no início de março era confirmada a compra do espólio da Honda pelo então Diretor Ross Brawn. Na seqüência o aposentado Rubens Barrichello ressurgia e era confirmado como Piloto para a atual temporada.

O tema gerou muita notícia, principalmente quando a equipe montada “de última hora” arrasou em seu primeiro dia de testes na Espanha. Espanto foi o que se viu.
Daí por diante um início de ano arrebatador, Jenson Button trucidando à Barrichello, chegando a impressionantes seis vitórias em sete corridas. Assustador. Mas é claro que as rivais não deixaram de graça, levantaram a questão dos difusores duplos, mas... Deu Brawn.


Depois uma pequena queda da Brawn, quando algumas rivais foram na onda do “Se não pode com eles, junte-se a eles”, e também passaram a usar o dispositivo, mas agora a reafirmação com Barrichello. De fato a estreante Brawn é a melhor equipe de 2009.
Isso por si só já é fantástico e seria história para se contar por muito tempo, sendo tratado como exemplo de superação e persistência, amor ao esporte e coisas do tipo.
Trazendo mudança aos noticiários, junho começava com as negociatas acerca do teto orçamentário para os próximos anos na Categoria, e equipes e dirigentes não chegavam a um entendimento.

No dia 18 daquele mês era oficialmente anunciado o Racha FIAXFOTA, chegamos ao absurdo de ser confirmada a criação da nova Categoria com 80% do Grid atual, que se retiraria da F1 para a formação de um novo Campeonato.


Sobraria a F1 apenas Williams e Force Índia. O Tema rendeu muita notícia. Prato cheio. Falou-se de tudo. A FOTA chegou até a negociar corridas com alguns países. Ao final da história, queda de Max Mosley. Nova categoria abortada. Na queda de braços pior para FIA.

Em meio a toda confusão era confirmada as inscrições de Campos, Manor e USF1!

O grid que antes era composto por dez times passava a contar com treze equipes.



Mas aí veio a Bomba. A BMW anunciava sua saída da F1. Novamente a confusão tomava conta dos noticiários, especulava-se inclusive que a Toyota seguiria no mesmo caminho, o que não se confirmou.

No vai e vem de tanta movimentação a batata de Nelsinho Piquet começava a torrar de vez pelos lados da Renault, ele foi sobrevivendo GP pós GP, mas...

Antes disso temos que falar do episódio mais triste do ano. Final de julho e Felipe era atingido pela mola que se desprendeu do terceiro amortecedor da Brawn de Barrichello no treino classificatório para o GP da Hungria. Momentos de tensão e muita apreensão. Horas de indefinição. Ao final tudo deu certo e o Brasileiro se recupera bem. Felipe volta em dois mil e dez.


Agora sim. Na seqüência era confirmada a demissão de Nelsinho pela equipe Renault. Schumacher era anunciado substituo de Massa. Dores no pescoço impediam o retorno do Alemão. Badoer assumia o carro número 03. Resultado. Vexame.

Bem nesse período o Brasileiro Rubens Barrichello que já era dado como carta fora do baralho na temporada, reagia e começava a colocar fogo na temporada que parecia definida, Button em contrapartida perdia força.

Uma semana depois a maior Bomba do ano, pelos menos até o momento em que encerrávamos essa matéria.



Ao final da corrida da Bélgica, Reginaldo Leme, comentarista da Rede Globo de Televisão, faz anúncio de cair os queixos. Nelsinho Piquet teria batido de maneira proposital para que Alonso vencesse o GP de Cingapura de 2008. No início parecia vingancinha vagabunda pela demissão, só que a coisa tomou forma e contornos reais.

Ao que tudo indica a história vai se confirmando e Mosley parece que já decidiu. Cai, mas leva Briatore com ele.

A novela BMW só teve desfecho nesta terça-feira (15), com o anúncio de sua aquisição pela Qadbak Investments, curiosamente a confirmação acontece horas depois de a FIA anunciar a Lotus como o 13º time para 2010.
(DIZEM QUE ESSE É O POSSÍVEL LAYOUT DA LOTUS PARA 2010)

Mas como na F1 tudo é articulado e “planejado”, ao mesmo tempo em que confirmaram a Lotus no grid, deixaram claro que a categoria poderá ser composta por 14 times em no ano que vem. Então, tem lugar para todos.

Parece que pelo menos no quesito quantidade 2010 deverá ser animado. Agora no quesito assuntos, escândalos, decisões irresponsáveis e acontecimentos inusitados, dificilmente teremos outro tão agitado como esse.

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